20 de jun de 2012

Festival de Inverno da UFMG em Diamantina



Em julho acontece o Festival de Inverno da UFMG em Diamantina.
Olhei com calma a programação e diria que esse festival é dos gestos mais bonitos e políticos que vi a universidade fazer nos últimos tempos.

Trata-se de um festival complexo, feito de pequenas intervenções e o tempo todo atento ao conhecimento local, à comunidade e as possibilidades estéticas dos encontros entre atores muito diferentes.

O Festival faz um grande esforço apostando em um universidade forte, com grande capacidade de ação, mas, ao mesmo tempo, permeável à toda invenção que não passa por ela, por modos de vida que não são facilmente incorporáveis à lógica do mercado, da mídia e da academia. Impressiona a capacidade de dar corpo e promover ações com tanta ressonância com as reflexões políticas e estéticas que são feitas hoje em certos meios acadêmicos.

Uma das belas facetas do festival é a facilidade com que se passa de uma intervenção mais ligada ao universo das artes a um escritório público de arquitetura com a presença de um advogado ou de como aproxima, como proponentes de ações, doutores e crianças. Estética e politica fazem parte de ações que não são restritas a artistas ou a gestores e advogados.

Mais do que uma simples aposta na diversidade, o festival consegue traçar uma continuidade entre as questões estéticas, urbanas, discursivas, legais e expressivas. Essa linha de continuidade é propriamente um não isolamento das forças e desafios das próprias vidas no esforço de inventar um comum, ou seja, “uma comunidade de partilha” em que essa comunidade parece desejar rever-se reexperimentar-se, indo buscar em múltiplos cantos e saberes – populares, acadêmicos, indígenas – as potências para uma invenção no presente, para uma forma de estar junto e sermos muitos.

Diamantina,
Julho – de graça!



Um comentário:

Junia Torres disse...

Cezar: que finíssima caracterização do nosso desenho!! Valeu toda a trabalheira!! Ganhamos o semestre! Postado no facebook por Cesar Guimarães, coordenador do Festival de Inverno