Provocado por uma amiga faço uma lista de 4 artistas que trabalham com inventários, acúmulo de imagens e objetos. Não fazem propriamente uma classificação, mas se apoiam nas diferenças que aparecem no excesso de um mesmo procedimento.
Angela Ricci Lucchi, Yervant Gianikian
O casal de cineastas e documentaristas, instalados em Milão, trabalha com lost-footage desde os anos 70 e com coleções as mais diversas. Um dos filmes que assisti deles era um longo acúmulo de imagens feitas à partir de uma coleção de brinquedos.
Richard Serra
Serra tem um trabalho impressionante antes de ficar ficar mundialmente conhecido por suas esculturas. Seus filmes Boomerang ou Hand Catching Lead são trabalhos que dialogam com a arte conceitual e com repetição incessante de uma mesmo procedimento. Na recente exposição Les mouvements des Imagens que aconteceu no Beaubourg, Paris, o curador Philippe Alain Michaux colocou Hand Catching lead na entrada da exposição abrindo o diálogo ente o cinema e as artes plásticas, o que me pareceu uma escolha bastante precisa. (Texto sobre a exposição na Revista Cinética). Mas me lembrei de Serra nesta pequena lista por conta de um trabalho do final dos anos 60 Verb List Compilation: Actions to Relate to Oneself (Compilação de Lista de verbos: Ações relacionas consigo), divertido e poético.
Zoe Leonard
Analogue, 1998/2007, um dos bons trabalhos da Documenta 12.
Uma coleção de fotos que documentam o comércio de rua mundial, das franquias que ocupam NY à partir dos anos 90 ao comércio de roupas usadas importadas em países africanos.
Na instalação Zoe coloca mais de uma centena de fotos.
Alonzo Mosley
Um video feito com fragmentos de filmes.
Uma contagem-regressiva muito divertida.
O trabalho é de um blogueiro que se identifica como sendo do FBI, o que traz uma certa ironia para um trabalho feito com um gigantesco banco de dados. Ele que coloca em seu Blog a lista de todos os filmes utilizados. - Dica do Ricardo Calil
Nenhum comentário:
Postar um comentário