20 de nov de 2007

forumdoc.bh.2007

11º Festival do Filme Documentário e Etnográfico
Fórum de Antropologia, Cinema e Vídeo

Impressionante a programação do forumdoc.

Robert Kramer,
Pedro Costa
Joaquim Pedro
Uma curiosa seleção de Thiago Rocha Pita
Shoah de Claude Lanzmann (inteiro)
Avi Mograbi

Ainda,

Ô, de Casa, da Clarisse Alvarenga
e o belíssimo Sentinela de Afonso Nunes.

Uma loucura, é possível escrever uma boa parte da história do doc com esses diretores e filmes. Não que sejam os melhores, mas certamente tensionaram o documentário de maneiras decisivas. As 9 horas de Lanzmann e a crença do testemunho como forma de subjetivar aqueles que foram esvaziados de qualquer forma de subjetividade, nos campos de concentração. A tensão temporal de Kramer em Berlim 10/90, nesse filme de uma hora em que a memória é confrontada e alimentada pelo vídeo. O embate trágico e cheio de humor de Mograbi com sua história, seu povo e seu país. Os limites do documentário e da ficção em um dos mais radicais projetos cinematográficos contemporâneos que é o de Pedro Costa "Meus filmes são sobre uma revolução que não deu certo", disse ele certa vez. A delicadeza e poesia de Poeta do Castelo, de Joaquim Pedro.

Assistir tudo que o festival propõe é uma experiência radical, ri nervoso quando me imaginei nessa situação. São filmes que demandam enormemente o espectador. O choque pode ser sem volta.



Um comentário:

paoleb disse...

vi que vai passar tb "o cheiro de pequi", um média metragem singular que premiamos no festival de curtas ano passado. foi produzido no âmbito do projeto video nas aldeias, que rendeu bons trabalhos realizados por indios que habitam regiões afastadas dos locais de produção, difusão e recepcão de imagens. é tão bonito... em alguns momentos eles começam a contar alguma coisa para a câmera e alternam narração e atuação, hora em terceira pessoa, hora em primeira, num jogo muito interessante e estranho para nós, uma forma diferente de encarar o que seja a possibilidade de representação, um encontro muito interessante, desta aldeia como o video.