O artista Hasan Elahi é um potencial utilizador da SenseCam - post abaixo. Ele utiliza fotos e um gps para colocar em seu site o seu posicionamento constante no mundo e as coisas que está fazendo. Tudo começou no momento em que ele foi investigado pelo FBI por suspeita de terrorismo. (Na verdade o FBI deve investigar todos os Hasan residentes ali) A partir desse momento Elahi decidiu se antecipar e explicitar para o FBI e para quem mais quiser saber a sua localização e atividades.
A estratégia de Elahi é ambigua, por um lado explicita a estratégia do FBI e torna ridícula as ações do policiais que se interessam pela banalidade de uma vida qualquer. Por outro lado, o artista entra na lógica que privilegia o "bem da maioria" em detrimento da liberdade. Se a maioria acredita que para ter segurança todos os Hasan do mundo devem ser investigados, eles serão. O perigo dessa lógica é evidente. A vontade da maioria prevalece em relação aos direitos e liberdades das minorias. Se a maioria for contra o casamento homosexual ou a interrupção voluntária da gravidez, assim será.
A dica do artista foi do blog Dispositivos de Visibilidade e Subjetividade Contemporânea
Hasan Elahi apresenta o filme Tracking Transience no Festival Pocket Film - Paris/Beaubourg: 8 de junho 21h30 e 9 junho 21h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário